
Após dias de expectativa e quatro rodadas de votação, a fumaça branca finalmente apareceu na tarde desta quinta-feira 13h08 (horário de Brasília), indicando que os cardeais reunidos no conclave elegeram o novo papa. O anúncio oficial deve ser feito nas próximas horas, quando o escolhido será apresentado ao mundo da sacada da Basílica de São Pedro.
O conclave, iniciado no dia anterior, reuniu 133 cardeais eleitores que votam secretamente na Capela Sistina. Para que o novo pontífice seja escolhido, é necessário o apoio de pelo menos dois terços dos votantes — o equivalente a 89 votos.
A primeira votação ocorreu ontem, sem definição. Hoje, antes da escolha final, outras duas votações também não alcançaram consenso, como indicava a fumaça preta liberada pela chaminé da Capela Sistina. A pausa para o almoço antecedeu a quarta votação, que agora sinaliza com a tradicional fumaça branca o consenso e a escolha do novo líder da Igreja Católica, que reúne 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo.
O sucessor do Papa Francisco, falecido no último dia 21 de abril, assumirá o trono de São Pedro com a missão de conduzir a Igreja em meio a desafios contemporâneos e demandas por renovação e unidade entre os católicos.
Milhares de fiéis, cerca de 15 mil pessoas, acompanharam o momento na Praça de São Pedro, aguardando a definição do novo papa — que em breve será anunciado com a tradicional frase “Habemus Papam”.